terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pesquisa de Máscara com animais

UAB - Universidade Aberta do Brasil
UNB – Universidade de Brasília
Disciplina: Suporte Cênico
Professoras: Sônia Paiva
Tutor a distância: Roustang Gomes da Silva
Tutor Presencial: José Soares
Turma: TEA5
Acadêmica: Maria Rosa Dourado de Oliveira
Pesquisa de Máscara com animais


Após ler a peça “Tabarin – Guarda de Honra”  escolhi o personagem Isabela, para mim o fato dela está apaixonada, e geralmente quem está apaixonada torna-se uma pessoa carinhosa e sensível, acredito que a máscara de uma coelhinha retrata o sentimento da personagem, além disso a máscara da coelha evidencia um formato de mistério. Em relação à confecção da máscara, foi produzida com EVA, optei pela cor rosa, porque a personagem Isabela está apaixonada. O coelho é reconhecido pela sua esperteza, igual à de Isabela, que consegui esconder seu segredo de seu pai, a face do coelho é comprida, orelhas grandes e olhos bem grandes, e geralmente alimenta-se de cenoura, ressaltando que o coelho não é apenas de cor branca.
Esta atividade nos deu a possibilidade, de experimentar na prática o que estamos estudando na teoria, ou seja, tivemos a oportunidade de produzir e utilizar a máscara mortuária que é utilizada pelo Grupo Moitará, e através da mesma é retratada a história de um personagem. Deste modo, a atividade proposta contribui de forma significativa para meu ensino-aprendizagem em relação ao ensino da arte teatral, Os textos e a tarefa me deram suporte para poder compreender ainda mais a importância da Commédia Dell’ Arte, e como podemos utilizar as diversas máscaras para representar um personagem.

domingo, 19 de setembro de 2010

AS VÁRIAS FORMAS DE MÁSCARAS

UAB - Universidade Aberta do Brasil
UNB – Universidade de Brasília
Disciplina: Suporte Cênico
Professoras: Sônia Paiva
Tutor a distância: Roustang Gomes da Silva
Tutor Presencial: José Soares
Turma: TEA5
Acadêmica: Maria Rosa Dourado de Oliveira

Após visitar o site sugerido e ler os textos expostos no mesmo, percebi que o Grupo Moitará tem uma importância muito significativa para o teatro, ou seja, o grupo citado é um dos produtores e expositores das Máscaras utilizadas por personagens teatrais. São várias as formas de Máscaras, o grupo Moitará utiliza as Máscaras Larvárias, que pelo que compreendi, são rostos incompletos, onde os atores utilizam máscaras que para produzirem a mesma baseiam-se em insetos. Existem também as Máscaras Expressivas que são artes que tem aspectos mais bem produzidos, com aparência, que revelam conjuntura de entusiasmo. Sendo que  fazem parte do grupo das Máscaras silenciosas, onde a palavra, por sua vez, está oculta na acção física do personagem. Seu jogo é minucioso e objetivo, podendo ser enriquecido com a presença da contra- máscara, direção inversa ao caráter principal da Máscara. Já a Máscara Neutra é uma Máscara de expressão ingênua e igual, sem desordem, que possibilita ao ator ampliar todos os seus significados. Dentre ele a calma, e a sua inteligência, e o mais interessante é que através do silêncio,Há também as Meias-Máscaras que tem como objetivo propor ao ator encontrar um corpo e uma voz que concordem a finalidade do personagem e da situação, induzindo o texto para além do quotidiano, e existem as Máscaras Abstratas que são máscaras completas, sendo que as mesmas apresentam  formas geométricas, diferente da máscaras Larvárias, as máscaras abstratas não tem  referência animal ou humana, ela possibilita ao ator uma alternativa acrobática e abstrata criada a partir dos limites de força da máscara, desta forma relacionando-se.
Baseado no estudo desta semana pude perceber que o Grupo Moitará utiliza as máscaras de formas variadas, com o uso da mesma ele expõe a importância da máscara nos espetáculos teatrais, sendo que cada uma tem um significado, assim ao utilizar as mesmas fornecem ao público um dos elementos importantes do teatro, a diversidade de um espetáculo.
Algumas Máscaras

veja a imagem maior


veja a imagem maior.

domingo, 12 de setembro de 2010

A Máscara na Commédia Dell'Arte


Baseado no estudo realizado nos itens propostos observei que dentre os variados elementos que a Comédia Dell'Arte apresentavam, está a forma como e onde eram realizadas suas apresentações, pois eram feitas pelas ruas e praças públicas. E isso acontecia porque os participantes ao chegarem à cidade pediam permissão para se apresentar, em suas carroças ou em pequenos palcos improvisados. A Máscara na Commédia Dell'Arte era de certa forma usada apenas por pessoas de pouco condição social naquela época, se restringia aos que viviam precariamente, ou seja, eram utilizadas por servos e demais pessoas que não eram nobres, sendo que os cavaleiros e damas não usavam máscaras. As companhias de commedia dell’arte eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar, o marido, esposa e filhos trabalhavam sempre juntos, ressaltando que mesmo a mulher sendo importante na peça, a mesma só representava papéis de amantes e escravas.
Acho importante ressaltar que a comédia era um espetáculo ligado fortemente a outros valores como as máscaras, os espetáculos da recitação, disposição dos atores, o comparecimento das mulheres na cena, não tinha necessidade de compor dramaturgias clássicas, inovações de conteúdos ou modos, ou seja, uma das coisas que no teatro é muito importante é o improviso que muitos vezes os atores das comedias utilizavam, pois eles tinham um papel fundamental, cabia a eles não só a interpretação do texto mas também a contínua improvisação e inovação do mesmo. O uso da máscara na Commedia dell'arte era de grande significância que se passou a chamá-la "comédia das máscaras". Os atores usavam meias máscaras, que deixavam a parte inferior do rosto descoberto, permitindo uma fonação perfeita e a respiração mais cômoda, adequada às necessidades do jogo cênico. A máscara proporcionava o imediato reconhecimento do personagem pelo público. Por isso acredito que a Commédia Dell'Arte teve a oportunidade de introduzir as máscaras no mundo das artes, pois pelo que percebi foi a partir desse momento que teve início o uso das máscaras em diversos trabalhos artísticos, sendo que muitos merecem serem enfatizados, a influência que a utilização da máscara exerceu sobre o teatro e vários artistas, dentre eles Picasso, Shakespeare, Molière, Jean–Louis Barrault, Meyerhold, Jacques Lecoq, Dario Fo, Strehler, Marcelo Moretti, a máscara foi utilizada na comédia e podemos dizer que influencia na atualidade,
Dentre os personagens marcantes da Commédia Dell'Arte zannis, Arlecchino personagem, proveniente de Bergamo, era a máscara mais popular. Segundo zanni, encarnava uma combinação de inteligência com simplicidade, estando sempre no centro das intrigas. Usava inicialmente uma roupa branca e um cinturão, onde carregava um bastonete de madeira, calças brancas, chinelos de couro e gorro branco. Supõe-se que, com o tempo, essa roupa foi ganhando remendos coloridos e dispersos, de onde provém sua atual roupa de losangos. A mascara dele é uma conexão de macaco e gato, ao usar máscara dava pinote e pulo, articulando os braços e pernas com suavidade. Havia também a Puncinela, sua corcunda e ventre são proeminentes, sua máscara traz um nariz em forma de bico e sua voz era estridente, lembrando uma ave. Tem a cabeça encaixada entre os ombros e agita-os com as asas, como se quisesse encontrar em equilíbrio. Entre os personagens que utilizavam máscaras encontramos os velhos e os criados. Os velhos são: Pantalone, um rico mercador veneziano, geralmente mesquinho e conservador. Falava em dialeto veneziano, era apaixonado por provérbios e, apesar de sua idade, cortejava uma das donzelas da comédia. Sua máscara era negra e se caracterizava por seu nariz adunco, o que remetia aos hebreus, e sua barbicha pontuda. Pantalone, com sua figura esguia, afrontava e completava no jogo cênico com a figura redonda do outro velho, o Dottore, que podia aparecer como amigo ou rival de Pantalone. Era pedante, normalmente advogado ou médico, falava em dialeto bolonhês intercalado por palavras ou frases em latim.. Era um marido ciumento e geralmente cornudo. Os enamorados eram geralmente representados por homens e mulheres belos e cultos, falavam com elegância num toscano literário, eventualmente poderiam ser personagens ingênuos e não muito brilhantes. Vestiam-se com roupa da moda e não utilizavam máscaras. Acredito que a máscara é um dos elementos muito importante para o teatro.

A Importância do Planejamento na elaboração de um Projeto e na Produção Cênica



Após ler o Manual de Produções Culturais do Grupo Votorantin e o texto proposto pude compreender a importância do planejamento da produção cênica e da necessidade do artista produzir o seu projeto cultural para viabilizar patrocínio. Além disso, tive a oportunidade de conhecer quais as etapas desenvolvidas em um Projeto Cultural, e também percebi a importância da realização do mesmo para a sociedade, pois ao se elaborar um Projeto Cultural, tem como objetivo transformar idéias e aspirações em ações concretas que possam aproveitar oportunidades, solucionar problemas, atender a necessidades ou satisfazer desejos’. Ou seja, um projeto cultural é elaborado visando suprir a necessidade de um grupo de pessoas
Ao ler o livro da semana percebi a importância do Planejamento e o controle da Produção Cênica, ou seja, é necessário planejar a produção teatral e realizar a atividade em grupo, e para se obter sucesso é preciso ter controle nas tarefas de equipe, pelo fato de ser várias tarefas há necessidade de um plano, onde deve haver um gerenciamento, onde quem estiver no controle deve estar ciente que em uma produção pode surgir o inesperado, as vezes ocasionando a necessidade de redesenhar reajustar alguns elementos para se obter sucesso nos objetivos almejados. Enfim, ao ler o livro sugerido tenho a noção do que é necessário para realizar uma produção cênica, além do planejamento e o controle outros elementos são fundamentais para a realização de tal atividade. Desta forma me certifiquei que realmente é impossível realizar uma produção teatral sozinha, pois é necessário um trabalho em equipe, onde deve haver um planejamento minucioso e um controle para desenvolver tal ação, sendo que a produção cênica pode ser aperfeiçoada a cada espetáculo, e como há uma diversidade de tarefas, as mesmas são distribuídas de forma que cada um fica responsável por determinada tarefa, mas não impede que todos auxiliem uns aos outros para que prevaleça o trabalho de equipe.
Acredito que as características principais de um projeto cultural para a realização de uma produção teatral é o planejamento e o controle, ou seja, é necessário planejar para alcançar os objetivos propostos.