Baseado no estudo realizado nos itens propostos observei que dentre os variados elementos que a Comédia Dell'Arte apresentavam, está a forma como e onde eram realizadas suas apresentações, pois eram feitas pelas ruas e praças públicas. E isso acontecia porque os participantes ao chegarem à cidade pediam permissão para se apresentar, em suas carroças ou em pequenos palcos improvisados. A Máscara na Commédia Dell'Arte era de certa forma usada apenas por pessoas de pouco condição social naquela época, se restringia aos que viviam precariamente, ou seja, eram utilizadas por servos e demais pessoas que não eram nobres, sendo que os cavaleiros e damas não usavam máscaras. As companhias de commedia dell’arte eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar, o marido, esposa e filhos trabalhavam sempre juntos, ressaltando que mesmo a mulher sendo importante na peça, a mesma só representava papéis de amantes e escravas.
Acho importante ressaltar que a comédia era um espetáculo ligado fortemente a outros valores como as máscaras, os espetáculos da recitação, disposição dos atores, o comparecimento das mulheres na cena, não tinha necessidade de compor dramaturgias clássicas, inovações de conteúdos ou modos, ou seja, uma das coisas que no teatro é muito importante é o improviso que muitos vezes os atores das comedias utilizavam, pois eles tinham um papel fundamental, cabia a eles não só a interpretação do texto mas também a contínua improvisação e inovação do mesmo. O uso da máscara na Commedia dell'arte era de grande significância que se passou a chamá-la "comédia das máscaras". Os atores usavam meias máscaras, que deixavam a parte inferior do rosto descoberto, permitindo uma fonação perfeita e a respiração mais cômoda, adequada às necessidades do jogo cênico. A máscara proporcionava o imediato reconhecimento do personagem pelo público. Por isso acredito que a Commédia Dell'Arte teve a oportunidade de introduzir as máscaras no mundo das artes, pois pelo que percebi foi a partir desse momento que teve início o uso das máscaras em diversos trabalhos artísticos, sendo que muitos merecem serem enfatizados, a influência que a utilização da máscara exerceu sobre o teatro e vários artistas, dentre eles Picasso, Shakespeare, Molière, Jean–Louis Barrault, Meyerhold, Jacques Lecoq, Dario Fo, Strehler, Marcelo Moretti, a máscara foi utilizada na comédia e podemos dizer que influencia na atualidade,
Dentre os personagens marcantes da Commédia Dell'Arte zannis, Arlecchino personagem, proveniente de Bergamo, era a máscara mais popular. Segundo zanni, encarnava uma combinação de inteligência com simplicidade, estando sempre no centro das intrigas. Usava inicialmente uma roupa branca e um cinturão, onde carregava um bastonete de madeira, calças brancas, chinelos de couro e gorro branco. Supõe-se que, com o tempo, essa roupa foi ganhando remendos coloridos e dispersos, de onde provém sua atual roupa de losangos. A mascara dele é uma conexão de macaco e gato, ao usar máscara dava pinote e pulo, articulando os braços e pernas com suavidade. Havia também a Puncinela, sua corcunda e ventre são proeminentes, sua máscara traz um nariz em forma de bico e sua voz era estridente, lembrando uma ave. Tem a cabeça encaixada entre os ombros e agita-os com as asas, como se quisesse encontrar em equilíbrio. Entre os personagens que utilizavam máscaras encontramos os velhos e os criados. Os velhos são: Pantalone, um rico mercador veneziano, geralmente mesquinho e conservador. Falava em dialeto veneziano, era apaixonado por provérbios e, apesar de sua idade, cortejava uma das donzelas da comédia. Sua máscara era negra e se caracterizava por seu nariz adunco, o que remetia aos hebreus, e sua barbicha pontuda. Pantalone, com sua figura esguia, afrontava e completava no jogo cênico com a figura redonda do outro velho, o Dottore, que podia aparecer como amigo ou rival de Pantalone. Era pedante, normalmente advogado ou médico, falava em dialeto bolonhês intercalado por palavras ou frases em latim.. Era um marido ciumento e geralmente cornudo. Os enamorados eram geralmente representados por homens e mulheres belos e cultos, falavam com elegância num toscano literário, eventualmente poderiam ser personagens ingênuos e não muito brilhantes. Vestiam-se com roupa da moda e não utilizavam máscaras. Acredito que a máscara é um dos elementos muito importante para o teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário